SEJAM BEM VINDOS

Este é o meu Blog do Proa17b. Sintam-se a vontade queridos visitantes.É um prazer tê-los por aqui.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

REFLEXÃO


A perspectiva construtivista de Piaget coloca a criança (e não o professor) como centro dos processos de aprendizagem. Atribui a ela um papel ativo, como a responsável por seu próprio processo de aquisição de conhecimentos. Com isso, as atividades espontâneas da criança, a criatividade, a autonomia na resolução de situações-problema e os erros infantis ganham relevo dentro do processo educativo.Portanto o professor precisa conhecer o modo como as crianças aprendem e como se desenvolvem e, levar isso em conta na hora de planejar suas atividades.As atividades propostas estão me levando a refletir sobre sobre como formar um CIDADÃO critico, que questiona, propõe hipóteses e tira as próprias conclusões. É necessário que a escola aproveite o desejo de descobrir, entender, argumentar próprio das crianças e jovens, para estimular a investigação e construção do conhecimento.
Durante a realização das atividades deste Proa, senti a falta de alguém para me orientar sobre como fazer. No entanto não é o tipo de ação que leva ao crescimento e sim aquelas que ações que fazem raciocinar, que motivam o diálogo e que podem ter muitos caminhos que levam a as respostas certas.
Valeu!!!!

2 comentários:

Helena disse...

Bom dia Jucela,

Excelente texto o seu. Esse seminário do Blog está nos proporcionando colocar em prática a teoria de Piaget.

Minha primeira visita aqui no seu Blog, mas estarei te acompanhando ao longo destas duas semanas.

Sucesso!
Helena

Suzana Gutierrez disse...

Jucela

No teu texto falas em estimular a investigação, em atribuir um papel ativo na aprendizagem, em autonomia na resolução de propblemas como importantes no processo educativo.

Porém, no final do texto, dizes que:
"Durante a realização das atividades deste Proa, senti a falta de alguém para me orientar sobre como fazer."

Eu revi cada comentário nosso e cada pergunta tua e fico pensando onde está a falta de orientação e, o que queres dizer com falta de orientação. Poderias explicar?

abraço!