REFLEXÃO
A perspectiva construtivista de Piaget coloca a criança (e não o professor) como centro dos processos de aprendizagem. Atribui a ela um papel ativo, como a responsável por seu próprio processo de aquisição de conhecimentos. Com isso, as atividades espontâneas da criança, a criatividade, a autonomia na resolução de situações-problema e os erros infantis ganham relevo dentro do processo educativo.Portanto o professor precisa conhecer o modo como as crianças aprendem e como se desenvolvem e, levar isso em conta na hora de planejar suas atividades.As atividades propostas estão me levando a refletir sobre sobre como formar um CIDADÃO critico, que questiona, propõe hipóteses e tira as próprias conclusões. É necessário que a escola aproveite o desejo de descobrir, entender, argumentar próprio das crianças e jovens, para estimular a investigação e construção do conhecimento.
Durante a realização das atividades deste Proa, senti a falta de alguém para me orientar sobre como fazer. No entanto não é o tipo de ação que leva ao crescimento e sim aquelas que ações que fazem raciocinar, que motivam o diálogo e que podem ter muitos caminhos que levam a as respostas certas.
Valeu!!!!
2 comentários:
Bom dia Jucela,
Excelente texto o seu. Esse seminário do Blog está nos proporcionando colocar em prática a teoria de Piaget.
Minha primeira visita aqui no seu Blog, mas estarei te acompanhando ao longo destas duas semanas.
Sucesso!
Helena
Jucela
No teu texto falas em estimular a investigação, em atribuir um papel ativo na aprendizagem, em autonomia na resolução de propblemas como importantes no processo educativo.
Porém, no final do texto, dizes que:
"Durante a realização das atividades deste Proa, senti a falta de alguém para me orientar sobre como fazer."
Eu revi cada comentário nosso e cada pergunta tua e fico pensando onde está a falta de orientação e, o que queres dizer com falta de orientação. Poderias explicar?
abraço!
Postar um comentário