SEJAM BEM VINDOS

Este é o meu Blog do Proa17b. Sintam-se a vontade queridos visitantes.É um prazer tê-los por aqui.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

ATIVIDADE PROA17/24

A formação continuada não é moda passageira. Reflete o mundo cada vez mais veloz em que vivemos, que se renova a cada instante. Sendo assim, mesmo com apenas alguns conhecimentos básicos em informática me aventurei nesta Especialização. Desde o começo eu sabia que seria um grande desafio, pois eu nunca tinha feito um curso nessa modalidade.Quando optei pela matricula no Proa 17 eu sabia que seria um desafio. E foi. Junte problemas na formação inicial, a insegurança natural na hora de testar novos caminhos para perceber que não é numa imersão de uma disciplina que renovamos nossa prática. Mas com certeza posso afirmar que abriu horizontes. As teorias construtivistas de aprendizagem mostram que o conhecimento consiste numa reestruturação de saberes anteriores, mais que na substituição de conceitos por outros.A passagem de uma didática centrada na transmissão do conhecimento para outra baseada na sua construção não foi fácil.Mas acredito que me superei. Fiz todas as atividades algumas com certa facilidade, outras nem tanto. Mas com o apoio dos professores e tutores, os incentivos dos colegas estou concluindo cheia de novas idéias. Estamos criando aqui na minha região um Blog Colaborativo dos professores de Ensino Especial. Vai se chamar Ensino Especial em Destaque. Também estou explorando as ferramentas trabalhadas pelos colegas.O Blog colaborativo também foi um desafio, pois me fez reorganizar e priorizar as atividades de maior urgência. Estou utilizando o Google reader para tudo, inclusive na realização das últimas atividades que foi a visitação aos Blog colaborativos dos colegas. Está me poupando um monte de tempo.
As atividades propostas me levaram a discussões, contatos e trocas, bem como criaram oportunidades para que eu desenvolvesse novas formas de pensar sobre o trabalho virtual. As interações e trocas de experiências com os colegas de curso contribuíram para minhas postagens e re-postagens.
Enfim, estou surpresa comigo mesmo, aquela insegurança inicial de testar, de buscar fazer sozinha passou. Hoje posso dizer que aceito qualquer desafio.

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Jucela

Fico surpresa de saber que, no final deste curso de especialização, ainda conservas "apenas alguns conhecimentos básicos em informática", o que te trouxe dificuldade em cursar a disciplina. Seria interessante falares mais sobre isso. Como que o curso, ao longo de um ano, não resolveu estas dificuldades quando, justamente, deveria te especializar no uso da tecnologia na educação.

Espero que a proa17 tenha contribuído de forma significativa na tua formação. abraço!